sábado, 20 de setembro de 2008

Pantanal (22-27/09/2008)

Segunda, 22 de setembro
uma vira onça e foge da fazenda deixando a todos perplexos. Zé Lucas vai atrás dela mas encontra a tapera vazia. Mariana está assustada com tudo que está acontecendo e se preocupa com o casamento do neto. Guta e Marcelo estão cada vez mais apaixonados e sofrem por não poderem ficar juntos. Tenório acaba dando razão a Zuleika e os filhos e decide voltar sozinho para o Pantanal. Anoitece e todos se preocupam com a demora de Joventino. Zé Lucas continua na tapera esperando Juma. Joventino chega de viagem e fica sabendo que Juma virou onça e fugiu. Zé Lucas desaprova a atitude do irmão e do pai e diz a Juma que está a seu lado.

Terça, 23 de setembro
Anoitece e todos estão apreensivos com o sumiço de Juma. Enquanto isso, na tapera, Zé Lucas passa a noite ao lado dela. Joventino mostra para o pai a foto que fez do velho do rio e tem uma grade surpresa ao abrir o envelope: a imagem do velho está envolta em um facho de luz que não permite ver seu rosto. Zé Leôncio se convence de que o velho do rio não existe e proíbe o filho de voltar a falar nele. Filó, Mariana e Irma ficam intrigadas ao verem a foto. No dia seguinte, Trindade conta para Zé Leôncio que Zé Lucas foi atrás da Juma. Joventino vai até a tapera mas não encontra ninguém. Tadeu leva Zefa para a prainha e os dois tomam banho completamente nus. Maria bruaca repreende a emprega por chegar tarde, as duas discutem e ela a demite. Zefa ameaça contar o que sabe e viu para o patrão. Tenório volta sozinho para o Pantanal.

Quarta, 24 de setembro
Zé Leôncio e os peões vão até a tapera mas não encontram Zé Lucas e Juma. Trindade afirma que ela virou onça e que ele pode ter sido engolido pela fera. A ¿muda¿ pede a Alcides que a ajude em sua vingança e mate Tenório, mas o peão se nega e diz que quer começar uma nova vida. Zé Leôncio conta para o filho que Zé Lucas também está desaparecido e tudo indica que foi atrás da Juma pois ele confessou que está apaixonado por ela. Joventino fica furioso e pensa em se vingar do irmão. Mariana e Irma o aconselham a não fazer nada do que possa se arrepender mais tarde. Trindade afirma que os dois estão vivendo no meio do mato sob a proteção do velho do rio. Juma volta da caçada com Zé Lucas e percebe que alguém entrou na tapera. Zé Leôncio está decepcionada com a atitude de Zé Lucas e Juma está decidida a não voltar a ver o Joventino. Maria buraca planeja matar Tenório e Zuleika e esconde a arma que era do peão, Alcides. Zefa chega à fazenda dos Leôncio, diz que foi demitida e pede para ficar por lá. Alcides vai até a fazenda, diz a Maria bruaca que gosta dela e explica que foi embora pois desconfia que o patrão já sabe o que houve entre eles. Maria leva o peão para o quarto sem imaginar que Tenório está chegando de chalana.

Quinta, 25 de setembro
Tenório viaja de chalana certo de que, ao chegar na fazenda, vai flagrar a mulher com o peão. Enquanto isso, Alcides pede a Maria que fuja com ele. Joventino está cheio de ódio e diz ao pai que vai atrás de Juma e Zé Lucas. Zé Leôncio tenta impedí-lo. Marcelo e Guta encontram a comida queimando no fogão. Tenório chega, pergunta pela bruaca e sai atrás dela. Alcides consegue fugir, Maria finge estar se sentindo mal, mas não consegue convencer o marido. Na tapera, Zé Lucas corta lenha, caça, cuida do gado e Juma começa a fazer comparações entre ele e Joventino, que nunca a ajudou na lida diária. Tenório conta para Maria bruaca a conversa que ouviu de Zefa com Alcides falando sobre ela e o peão. Maria desmente, mas Tenório diz que o casamento acabou e ameaça matá-la se não for embora da fazenda imediatamente.

Sexta, 26 de setembro
Inconformada com a atitude do marido, Maria não sabe o que fazer de sua vida. Tenório conta para a filha que expulsou Maria de casa porque descobriu sua infidelidade. Mariana e Irma continuam muito preocupadas com Joventino e com o que ele possa vir a fazer para se vingar do irmão. Mariana conta para Irma que Zé Leôncio sente ciúmes dela com o peão, Trindade. Depois ela conversa com o neto, diz que seu casamento foi um erro e exige que ele coloque um ponto final no relacionamento. Enquanto isso, na tapera, Zé Lucas sugere a Juma que vá até a fazenda para dar notícias. Ela se nega, diz que não gosta mais do Joventino e pede a ele que fique vivendo com ela na tapera. Zaqueu prepara uma sopa de piranhas para o jantar e Filó fica surpresa quando Zé Leôncio, que odeia essa sopa, elogia o prato. Guta se desespera com a possibilidade de sua mãe ser expulsa de casa. Marcelo tenta tranqüilizá-la. Tenório é surpreendido pela mulher que, de arma em punho, ameaça acabar com a vida dele.

Sábado, 27 de setembro
Maria atira contra Tenório mas erra o alvo. Indignado, ela a expulsa da fazenda e Maria embarca na chalana deixando Guta inconsolável. Joventino acorda decidido a ir até a tapera buscas sua mulher. Zé Leôncio se adianta e encontra Juma e Zé Lucas juntos. Juma diz a Zé Leôncio que foi traída e não quer mais saber do Joventino. Zé Leôncio tenta levar Zé Lucas com ele para evitar o pior mas ele decide ficar e enfrentar o irmão. Tenório diz a Marcelo que trazer sua mãe e irmãos para viverem com eles na fazenda. Maria viaja sem destino e tenta se jogar no rio mas é impedida pelo condutor da chalana. Joventino chega à tapera e tenta levar Juma para a fazenda. Ela se nega e diz que não quer mais saber dele. Os dois irmãos discutem e Zé Leôncio deixa claro que não quer briga entre eles. Joventino, revoltado com a situação, renega o irmão e diz ao pai que ele der seu nome ao Zé Lucas vai renegar o seu e deixará de ser um Leôncio. Mariana e Irma tentam convencer Joventino a esquecer a Juma.

Fonte: SBT

Nenhum comentário: