domingo, 12 de outubro de 2008

Pantanal (13-18/10/2008)

Segunda, 13 de outubro
Zuleika conta sua história para Guta e fala de seu relacionamento com Tenório. Depois da conversa as duas voltam para a sala, Guta pede desculpas ao pai e Zuleika informa a todos que ela não vai mais embora da fazenda. Guta leva Marcelo para um lugar isolado, conta que os dois não são irmãos e eles se beijam apaixonadamente. Tenório exige que Zuleika conte como conseguiu convencer Guta a ficar no pantanal mas ela não fala a verdade. Ela conta que Guta viu a mãe na chalana e que Maria está vivendo no barco subindo e descendo o rio. Zuleika diz a Tenório que se ele for atrás da ex- mulher, voltará para São Paulo com seus filhos. Irma conversa com Trindade, para explicar que precisa ir para o Rio resolver alguns negócios, e se surpreende quando ele fala o nome de seus pai e conta detalhes da convivência dos dois. Marcelo se sente aliviado com a certeza de que ele e Guta não são irmãos mas, ao mesmo tempo, está angustiado com a notícia de que Tenório não é seu pai. Guta pede a ele que guarde segredo para não destruir a vida de sua mãe. A notícia de que Maria bruaca está por perto reascende me Tenório seu desejo de vingança e ele diz a Zuleika que vai matar o peão, Alcides. Trindade previne o peão e diz que Tenório vai tentar matá-lo. Guta provoca Marcelo tomando banho nua no rio, mas ele está abalado demais para correr para os braços dela.

Terça, 14 de outubro
Joventino volta de viagem e traz com ele uma foto ampliada do velho do rio. Apesar do velho não aparecer, Zé Leôncio decide pendurar a foto na parede. Tenório promete para Guta que não vai fazer nada contra sua mãe. Marcelo conversa com a mãe, diz que ficou chocado ao saber a verdade e pergunta quem é seu pai biológico. Zuleika pede um tempo ao filho e promete contar toda a verdade. Zé Leôncio aconselha o filho a esquecer a Juma, mas Joventino diz que não pode e que vai atrás dela. Trindade aconselha Joventino a esperar mais um pouco para procurá-la pois a saudade ainda não é grande o suficiente para que ela posa perdoá-lo. Mesmo contrariada, Irma arruma as malas para ir com a mãe para o Rio de Janeiro. Ela confessa para a mãe que tem medo de trair a confiança de seu peão. Quando o avião levanta vôo, Trindade sente que nunca mais vai ver sua princesa. Zé Leôncio é informado, pelo rádio, que seu filho Zé Lucas saiu até no jornal, ao lado da noiva, e já é conhecido como filho do rei do gado. Trindade, em mais uma se suas visões, diz a Alcides que Tenório planeja matá-lo, mas ele vai tirar a vida do fazendeiro sem usar arma branca ou de fogo. Marcelo e Guta voltam à prainha e se entregam ao grande que os une.

Quarta, 15 de outubro
Alcides e a "muda" continuam determinados a se vingarem de Tenório. Eles vão até a tapera e pede a ajuda de Juma para matá-lo. Mariana, Irma e Joventino chegam ao Rio e levam um grande susto ao encontrarem a casa completamente vazia e saqueada. Filó flagra Tadeu no quarto da Zefa. A "muda" conta para Alcides que Maria bruaca está vivendo na chalana. O peão pensa em usá-la como isca para atrair Tenório. Zuleika pede ao filho que tome cuidado para que Tenório não desconfie da relação que existe entre ele e Guta e o aconselha a tomar cuidado para que ela não engravide.

Quinta, 16 de outubro
Alcides planeja levar Maria bruaca para a tapera. Filó conversa com Zé Leôncio sobre a Juma e diz que precisam fazer alguma coisa para reconciliá-la com Joventino. Zé Leôncio não acredita que isso seja possível mas Filó decide ir até a tapera para conversar com ela. Tadeu leva a mãe até lá e no caminho eles cruzam com a chalana e vêm Maria bruaca. Enquanto isso, Alcides está na beira do rio esperando que a chalana atraque para conversar com Maria. Juma recebe Filó e Tadeu de arma em punho, mas logo depois fica mais dócil e convida Filó para entrar na tapera. Alcides diz a Maria que Tenório quer matá-lo e propõe que fujam juntos. Filó tem uma longa conversa com Juma, como se fosse de mãe para filha, e dá muitos conselhos a ela para que não destrua o grande amor que ela e Joventino sentem um pelo outro. Filó não consegue convencer Juma a voltar com ela, mas deixa a pantaneira bastante balançada com tudo que ela lhe disse. Alcides insiste com Maria para que deixe a chalana, mas ela pede um tempo para pensar.

Sexta, 17 de outubro
Alcides pensa na vida que Maria está levando e relembra os momentos que passaram juntos. O peão chora de saudades dela e está cada vez mais decidido a acabar com a vida do ex- patrão e desafeto. Zaqueu e Filó continuam se estranhando e ele não se conforma com o ciúme que a Sra. Leôncio sente de sua cozinha. Tenório começa a entrar em atrito com Zuleika e os filhos que exigem uma vida com, no mínimo, um pouco de conforto. Ele não concorda com nada e Zuleika não reconhece o homem com quem conviveu durante tantos anos. No meio da madrugada, Marcelo troca de quarto e passa a noite com a Guta. Tenório reclama com Zuleika e diz que o relacionamento deles não é mais o mesmo. Ela pede um tempo para se adaptar e confessa que sente a presença de Maria em cada canto da casa. Juma fala com o velho do rio sobre a conversa que teve com Filó e confessa que está com saudade de seu amor. Ela chora, diz que se sente muito sozinha e o velho a aconselha a perdoá-lo. No meio da noite, Zé Leôncio fica intrigado ao ouvir o som de um berrante. Alcides vai com a "muda" até a tapera e pede a Juma que receba Maria em sua casa. Ela desconfia, Alcides conta, em detalhes, tudo que aconteceu no Sarandí e diz a ela que Maria servirá de isca para que eles possam se vingar de Tenório.

Sábado, 18 de outubro
Tenório conversa com Zé Leôncio sobre o peão, Alcides. Tibério desconfia do comportamento da "muda". Ele se decepciona quando ela diz que foi com Alcides e que eles ainda querem se vingar de Tenório. Ele proíbe a mulher de continuar pensando em vingança e ameaça demitir o peão, Alcides. Zé Leôncio diz a Tenório que não está mais interessado em criar jacaré. Mariana, ainda abalada com o que aconteceu, vende o terreno da Barra e a casa onde viveu durante tantos anos. Zé Lucas avisa o pai que vai se casar em quinze dias e que está participando da campanha política do futuro sogro. Maria decide deixar a chalana e Alcides a leva para a casa de Zé Leôncio. Filó conta a novidade para o marido e os dois decidem ajudá-la. Tenório, por sua vez, continua determinado a se vingar do peão. Maria, ao se ver amparada, tem uma crise de choro. Filó a consola.

Fonte: SBT

Nenhum comentário: