domingo, 9 de novembro de 2008

Pantanal (10-15/11/2008)

Segunda, 10 de novembro
Joventino e Juma continuam vivendo em lua de mel. Mariana insiste com Irma para que continue fazendo o pré-natal. Mariana diz para Zé Leôncio que assim que os apartamentos ficarem prontos pretende voltar para o Rio de Janeiro com sua filha. Maria diz para Alcides que está muito preocupada com ele e lembra o peão do que seu marido é capaz. Tenório conversa com Zuleika e os filhos e diz que precisam fazer economia de guerra pois está com suas contas bloqueadas. Joventino e Juma passam a noite na tapera. Durante a cantoria, Zaqueu fica chateado com a brincadeira dos peões. Assustada com toda a situação, Zuleika diz a Tenório que tem medo dele e do que ele é capaz. Guta e Marcelo pensam no que vai acontecer quando Tenório souber da gravidez e não conseguem encontrar uma saída. Irma confessa para Zé Lucas que houve um momento que ficou muito interessada por ele e acreditou que pudessem ter um relacionamento. Zé Lucas confessa para Irma que não nasceu para ser peão de comitiva e está tentando encontrar o seu caminho. Tenório entra no quarto da filha e por pouco não flagra Marcelo com ela. Zé Lucas fala com o pai sobre seus planos e pede seu apoio para entrar na política. Joventino diz a Juma que vai viajar e quer levá-la com ele.

Terça, 11 de novembro
Guta se sente culpada pela gravidez e pede desculpas a Zuleika. As duas pensam em como vão resolver a situação e temem pela reação de Tenório. Zé Leôncio conversa com Mariana e se diz surpreso com a mudança de seu filho, Zé Lucas. Irma e Zé Lucas se tornam grandes amigos e saem para passear de barco. Filó desconfia que está "pintando um clima" entre eles. Joventino viaja sem a Juma. Zuleika vive um grande dilema com a guinada que teve a sua vida, começa a se arrepender da decisão que tomou e já se sente como uma bruaca. Tadeu se desentende com Zaqueu e tenta agredí-lo. Alcides compra a briga e começa uma grande confusão. Zé Leôncio aparece para apartar a briga e chega à conclusão que Zaqueu está apaixonado pelo peão, Alcides. Mariana fica chocada quando Zé Leôncio comenta o que aconteceu e o que está pensando do mordomo. Zefa usa o perfume que ganhou de Irma para seduzir Tadeu e deixa o peão louco de desejo.

Quarta, 12 de novembro
Zefa tem uma crise de choro ao contar para Filó o que aconteceu entre ela e Tadeu. Zé Lucas convida Irma para um passeio de barco. Os dois conversam bastante e Irma fica impressionada com sua vocação política. Na volta ele diz ao pai que quer ler a carta do presidente, mas Zé Leôncio não permite. Filó pede explicações o filho sobre aconteceu entre ele e Zefa, e fica furiosa quando ele responde que não pretende se casar com ela. Cansada com o árduo trabalho doméstico, Zuleika já se sente a própria bruaca e se pergunta o que está fazendo naquele lugar. Filó, preocupada, conta para Zé Leôncio o que aconteceu e fica nervosa ao ver que o marido aprova a atitude do filho. Guta e Marcelo dizem para Zuleika que querem ter esse filho e estão dispostos a enfrentar a situação. Marcelo aproveita o momento e insiste com a mãe para que conte quem é seu pai biológico. Zuleika fica muito nervosa mas decide dizer a verdade.

Quinta, 13 de novembro
Muito abalada, Zuleika relembra o passado e conta para Marcelo que ele é fruto de um estupro. Zé Leôncio conversa com Tadeu sobre o que aconteceu entre ele e Zefa, e pergunta se pretende se casar com a moça. Tadeu responde que quer viver com ela mas sem casamento. Joventino e Juma encontram o velho do rio na sala, olhando para a foto na parede. Depois os dois se juntam aos outros no galpão para ouvir a cantoria. Tibério começa a cantar "cavalo preto" e o velho aparece para ouvir sua música predileta. Marcelo e Guta não sabem o que fazer diante da situação, pois não querem que Zuleika sofra. Guta cogita a possibilidade de ir ter seu filho longe do Pantanal para que seu pai não desconfie de nada. Zuleika, por sua vez, já pensa em contar a verdade para Tenório e acabar de vez com a angustia que os dois estão vivendo. Zé Leôncio convida Mariana para ser sua sócia na compra de uma boiada e ela aceita o convite. Tenório volta de viagem e diz aos filhos que conseguiu desbloquear parte de seu dinheiro. Zé Lucas diz ao pai que não quer mais ser peão e que seu sonho é ser político, com ou sem a sua ajuda.

Sexta, 14 de novembro
Tenório volta de viagem trazendo na bagagem o conselho de seu advogado para que faça um acordo com sua legítima esposa. Depois de conversar com Zuleika sobre o assunto, ele decide ir até a fazenda de Zé Leôncio para fazer uma proposta a Maria. Tenório se mostra arrependido, pede perdão pela traição, diz que vai mandar Zuleika e os filhos de volta para São Paulo e propõe a ela que reatem o casamento. Maria diz que está disposta a abrir mão da metade do patrimônio se ele for embora para São Paulo com sua outra família e deixar a fazenda para ela. Alcides fica furioso com a proposta de Tenório e ameaça matar o fazendeiro.

Sábado, 15 de novembro
Zé Leôncio tenta convencer o filho a desistir da vida política e diz que precisa dele na fazenda, mas Zé Lucas insiste que quer ser dono de seu próprio destino. Mariana começa a desconfiar da amizade entre a filha e Zé Lucas, mas Irma afirma que são apenas bons amigos. Os peões se preparam para sair em comitiva, para buscar a boiada que Zé Leôncio acaba de comprar, e Zaqueu se oferece para ir como cozinheiro. Alcides sai em defesa do mordomo, mas Zé Leôncio não permite que ele vá. Tenório chega à conclusão que Zé Leôncio está por traz da decisão de sua mulher e, inconformado com suas exigências, decide contratar um jagunço para acabar com a vida dela. Zefa tem uma crise de choro quando Tadeu diz que não pretende se casar com ela.

Fonte: SBT

Nenhum comentário: